Padrino’s Restaurante: um menu com comida cubana e rumba

Na minha primeira visita ao Padrino’s Restaurant um detalhe ficou marcado na minha memória e não foi o sabor da comida nem o vinho Merlot que bebi, mas uma rumba.

Em fila, foram saindo da cozinha os garçons e serventes, todos vestidos de preto, e em vez de pratos e copos, carregavam tamborins, pandeiros e chocalhos, cantando “Cumpleaños feliz” (Parabéns a você). Na cola da fila, uma morena com olhos de deusa trazia, num prato, um pedaço de pudim iluminado por uma vela. Ao grupo juntaram-se outras vozes que saíam da maioria das mesas do concorrido lugar, convertendo a cena numa improvisada festa familiar.
Tum tum tum, tara tum tum tum, foram repicando os tamborins.
O aniversariante, surpreendido, deixou transparecer, no rosto, um misto de alegria e timidez radiante.
Padrino’s Restaurant com quatro unidades na Florida, oferece ambiente familiar e comida típica cubana. Os antecedentes vêm de 1930, quando a família Padrino operava uma loja de comida e bebidas na ilha de Cuba. Depois, a finais de 1950, começaram a mudar-se para os Estados Unidos e com eles trouxeram as receitas típicas como as mariquitas (banana da terra cortada de maneira longitudinal, frita e servida com azeite e alho), tamal cubano, leitão assado, arroz branco e o inseparável feijão preto, caldo gallego, picadillo, bife de palomilla... sem esquecer as deliciosas sobremesas e o café cubano.
O primeiro Padrino foi instalado em Hialeah, a cerca de 13 milhas da cidade de Miami. Padrino’s Hallandale foi inaugurado em 1991, Padrino’s Plantation abriu as portas em 1992, e o de Boca Raton, em 1996. A mais recente unidade, em Orlando, na Florida Central, foi instalada em 2008.
Este espaço que vem sendo muito concorrido oferece música variada às sextas-feiras e sábados. Um conselho: reserve sua mesa para evitar a espera à entrada.