Saint Augustine é a mais velha cidade europeia fundada e ocupada continuamente nos Estados Unidos da América.
Diz a história que Don Juan Ponce de Leon foi o primeiro a avistar as terras do continente Norte Americano em 27 de Março de 1513. Ele era, na época, governador de Puerto Rico e a chamou de La Florida.
Entre 1513 e 1563 a Espanha enviou seis expedições para Florida, em uma tentativa de se estabelecer no território. Todas falharam por conta da bem-sucedida campanha francesa, que construiu um forte e uma colónia às margens do rio Saint John em 1564 e mandou a frota espanhola de volta para casa.
O então Rei da Espanha Felipe II nomeou Don Pedro Menezes de Avilés governador da Florida, cuja missão era explorar e colonizar o território recém-descoberto, além de expulsar piratas e quaisquer outros colonizadores de outras nacionalidades. Menezes desembarcou na Florida em 28 de Agosto de 1565, dia de Saint Augustine, tomando o vilarejo índio Timucuan de Seloy, que foi, em seguida, transformada na cidade de Saint Augustine.
Assim nasceu a mais antiga cidade americana colonizada por europeus, 42 anos antes da colónia inglesa em Jamestown e 55 anos antes dos peregrinos chegarem a Plymounth Rock em Massachusetts.